NÍVEL: Intermédio
A quem se destina ?
Este curso, pelo seu nível intermédio, é destinado a todos aqueles que já tiveram contacto com o software WinOLS e com o mundo das reprogramações especialmente com unidades de comando EDC15 e similares. Este curso é dedicado inteiramente às unidades EDC16, proprietárias da BOSCH, que equipam os motores com sistemas de injeção common rail.
Todos os elementos de formação (manuais, ficheiros, vídeos e documentação) são distribuídos em Português.
Objectivos do curso:
- Identificação da estrutura de comando utilizada nas unidades EDC16.
- Identificação do modelo de gestão “diesel” utilizada nas unidades Bosch.
- Identificação dos principais mapas da unidade:
- Descrição técnica dos mapas
- Identificação dos eixos e respectivos factores associados.
- Observação e análise critica dos respectivos mapas.
- Estudo das grandezas potência e binário e definição da sua relação.
- Análise da eficiência de um motor e as estratégias para o seu melhoramento.
- Introdução de um modelo matemático para determinar o aumento de potência e binário de um motor.
- Reprogramação dos principais mapas da unidade:
- Utilização de diversas técnicas para a alteração dos mapas.
- Fazer a correlação entre diferentes mapas, garantindo o equilíbrio da reprogramação.
- Identificar os limites dos diferentes mapas e a forma de reescalar e reestruturar a unidade.
Conteúdo do curso:
- Vídeo-tutoriais, passo a passo, com explicação e exemplificação da matéria.
- Informação técnica, documentação e folhas de cálculo.
- Ficheiros originais e reprogramados, como exemplo.
Pré requisitos:
- Software WinOLS (Qualquer versão)
- Conhecimentos elementares de mecânica automóvel
- Conhecimentos elementares de matemática.
Em caso de dúvidas, deixe por favor o seu comentário.
-
Introdução à unidade Bosch EDC16
Introdução à gestão das unidades de comando diesel. Modelo de gestão BOSCH EDC1C e relação entre os diversos mapas da unidade.
-
Identificação de mapas em Bosch EDC16C
Identificação dos mapas necessários para proceder ao aumento de potência e compreender a gestão das unidades EDC16C.
- Identificação de mapas EDC16C – Pedal de acelerador
- Identificação de mapas EDC16C – Mapa da EGR
- Identificação de mapas EDC16C – Limitadores de binário
- Identificação de mapas EDC16C – Limitadores de binário II
- Identificação de mapas EDC16C – Limitadores de binário III
- Identificação de mapas EDC16C – Limitadores por temperatura
- Identificação de mapas EDC16C – Limitador por Lambda
- Identificação de mapas EDC16C – Conversores de binário
- Identificação de mapas EDC16C – Limitadores por relação de caixa
- Identificação de mapas EDC16C – Início de injeção
- Identificação de mapas EDC16C – Duração da injeção
- Identificação de mapas EDC16C – Pressão de turbo
- Identificação de mapas EDC16C – Pressão de combustível
-
Introdução à reprogramação
Noções gerais sobre um motor diesel e caracterização das grandezas potência e binário. Determinação dos dados necessários para proceder à reprogramação de centralinas.
-
Reprogramação de unidades Bosch EDC16C
Reprogramação, passo a passo, de todos os mapas da unidade de comando, com a explicação e interligação entre todos os mapas.
- Reprogramação de mapas EDC16C – Pedal de acelerador
- Reprogramação de mapas EDC16C – EGR
- Reprogramação de mapas EDC16C – Limitadores de binário
- Reprogramação de mapas EDC16C – Limitadores por lambda
- Reprogramação de mapas EDC16C – Conversor de binário
- Reprogramação de mapas EDC16C – Limitadores de caixa
- Reprogramação de mapas EDC16C – Início de injeção
- Reprogramação de mapas EDC16C – N75
- Reprogramação de mapas EDC16C – Pressão de turbo
- Reprogramação de mapas EDC16C – Pressão de rail
-
Identificação de mapas em Bosch EDC16 - Extra
Identificação de mapas de exemplo para os diferentes construções.