De acordo com a “Deco” de itália (altroconsumo) os recalls para fazer update às ecu´s, que resolvem o problema das emissões (dieselgate), não está a ter o efeito desejado. Verdade seja dita, se o problema se conseguisse resolver apenas e só com um simples reflash, então seria isso que tinha sido feito logo de início.

A verdade é que já muito se escreveu sobre este assunto, nomeadamente as revistas cor de fumo, numa tentativa de explicar o sucedido com teorias mirabolantes de como estes carros fazem para enganar os testes de ensaios, desde sensores no volante, utilização de sensores de pressão, reconhecendo a cara do mecânico e há até quem diga que utiliza a calculadora do windows e o notepad, a verdade é que na teoria é bem mais simples do que isto, sendo que, na prática é bem mais complicado de implementar.
De uma forma muito resumida o que acontece é que os padrões de teste, nos ensaios de emissões, são tal como o nome indica, padronizados, logo, é apenas uma questão do controlador do motor reconhecer este padrão e atuar quando na presença deste.
Antes demais, segue então o teste efectuado pela Altroconsumo:
Os pormenores deste ensaio podem ser consultados aqui: Altroconsumo – Ensaio às emissões
O problema das emissões
Se quiserem saber um pouco mais sobre este assunto aconselho uma leitura no blog do meu colega Pedro Pintado, este explica de forma simples e eficaz a questão das emissões: Pedro Pintado – Escândalo Emissões
O “Dieselgate” utilizado pelo grupo VAG explicado
Por fim, e para quem gosta de ir à raiz das coisas, este vídeo é bastante elucidativo de como o grupo VAG procedeu ao mapeamento das unidades de comando e ao reconhecimento dos testes de emissões:
https://www.youtube.com/watch?v=xZSU1FPDiao
Bom estudo!! 🙂
Actualização a 30-01-2017
Para quem quiser estudar com um pouco mais de profundidade o vídeo acima tem aqui disponível os slides da apresentação: Dieselgate_Slides