De acordo com a “Deco” de itália (altroconsumo) os recalls para fazer update às ecu´s, que resolvem o problema das emissões (dieselgate), não está a ter o efeito desejado. Verdade seja dita, se o problema se conseguisse resolver apenas e só com um simples reflash, então seria isso que tinha sido feito logo de início.

dieselgate
Apelidado carinhosamente de “dieselgate”, nome dado ao escândalo de emissões que envolve o grupo construtor Volkswagen.

 

A verdade é que já muito se escreveu sobre este assunto, nomeadamente as revistas cor de fumo, numa tentativa de explicar o sucedido com teorias mirabolantes de como estes carros fazem para enganar os testes de ensaios, desde sensores no volante, utilização de sensores de pressão, reconhecendo a cara do mecânico e há até quem diga que utiliza a calculadora do windows e o notepad, a verdade é que na teoria é bem mais simples do que isto, sendo que, na prática é bem mais complicado de implementar.

 

 

 

 

De uma forma muito resumida o que acontece é que os padrões de teste, nos ensaios de emissões, são tal como o nome indica, padronizados, logo, é apenas uma questão do controlador do motor reconhecer este padrão e atuar quando na presença deste.

Antes demais, segue então o teste efectuado pela Altroconsumo:

Os pormenores deste ensaio podem ser consultados aqui: Altroconsumo – Ensaio às emissões

 
O problema das emissões

Se quiserem saber um pouco mais sobre este assunto aconselho uma leitura no blog do meu colega Pedro Pintado, este explica de forma simples e eficaz a questão das emissões: Pedro Pintado – Escândalo Emissões

 

O “Dieselgate” utilizado pelo grupo VAG explicado

Por fim, e para quem gosta de ir à raiz das coisas, este vídeo é bastante elucidativo de como o grupo VAG procedeu ao mapeamento das unidades de comando e ao reconhecimento dos testes de emissões: 

https://www.youtube.com/watch?v=xZSU1FPDiao

 

Bom estudo!! 🙂

 

Actualização a 30-01-2017

Para quem quiser estudar com um pouco mais de profundidade o vídeo acima tem aqui disponível os slides da apresentação: Dieselgate_Slides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments