Certamente já se devem ter deparado com esta mensagem, blah blah blah NOREAD, ao tentar abrir um ficheiro no WinOls.

Esta mensagem é o resultado da tentativa de abrir num ficheiro que está “protegido” contra importação/leitura, no software WinOls. O que acontece é que, durante a exportação do ficheiro, o utilizador activou a proteção “no read marker”, que impede a importação do ficheiro. Este tipo de proteção implica, de alguma forma, a alteração do ficheiro, pelo que será sempre possível perceber o que foi feito e eliminar a mesma, permitindo novamente a importação do ficheiro no WinOls.

Análise do ficheiro
A modificação feita pelo winOLS que limita o acesso aos respectivos maps é muito simples. O software acrescenta, algures numa zona “vazia” a seguinte instrução: “NOREAD”. Esta instrução é dada em formato hexadecimal e 8 bits, pelo que, para encontrar o mesmo será necessário um editor hexadecimal que tenha a capacidade de procurar em formato “ASCII”.
Parece complicado ? Mas não é…. o próprio editor do texto do windows tem esta capacidade, pelo que a alteração é simples de efetuar.

Tal como como mostra a imagem, a inscrição “noread” foi adicionada ao ficheiro e, por esse motivo, o WinOLS na altura da importação do ficheiro irá devolver a mensagem de erro e não permite a abertura do ficheiro, pelo que, é necessário alterar o ficheiro, removendo a inscrição “noread” antes de o importar para o winOLS.
Remover tag “NOREAD”
Antes demais vamos precisar de duas coisas… um programa para alterar o ficheiro e um ficheiro protegido com a tag “no read”:
Software HxDen: https://www.checksum.pt/software/
Ficheiro com tag NOREAD: MB_E_300TD_2002_ _177PS_MSA15_0281001753__357845-846_(Client Version – csokay)
1º – A primeira tarefa é abrir o ficheiro no software HxDen: (Fazer UNZIP ao ficheiro antes de utilizar)
2º – Fazer uma pesquisa pela palavra “noread”
3º – Remover a palavra “noread” substituindo por qualquer outra coisa. Usualmente pelos mesmos caracteres que rodeiam a palavra.

Neste caso optei pela substituição pela informação “C3”, que serve perfeitamente o propósito.
Resta agora salvar o arquivo e abrir no WinOLS, desta feita o WinOLS não nos vai apresentar qualquer mensagem, sinal que o ficheiro está agora desbloqueado para leitura. Não esquecer que o ficheiro necessita de ter o seu checksum corrigido novamente.
Para além disto é importante saber que, tal como o WinOLS, a ferramenta MPPS respeita este “acordo” de cavalheiros e não lê unidades em que o ficheiro esteja protegido com este tipo de inscrição. Neste caso a forma para ler o ficheiro é mais complexa, pois exige a leitura da memória RAM e conhecer o tamanho concreto do ficheiro, pelo que não irei abordar o mesmo, mas para os felizardos que usem o MPPS clonado (V13/V16/V18) há um pequeno truque.
Bypass MPPS noread
O “truque” no MPPS é utilizar a tecla F12 antes de iniciar a leitura. Aparentemente nada vai mudar, mas, no final o ficheiro é lido correctamente, pese embora esteja bloqueado. Esta “artimanha” não é possível com a versão legal do MPPS, pois já há muito que esse “bug” foi descoberto e actualizado.
Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade para remover esta proteção, deixe o seu comentário!
Boas, as vezes apanho carros que o tamanho do file não vem correto, por exemplo,
um PD 130 que tem 512k só consigo retirar o file com 192k..
Uso o mpps v12..
Esse truque do f12 funciona?
Olá Pedro,
Sim, tenho ideia que esta função foi desactivada apenas a partir da versão 18.
Então que programa posso usar por obd que me permita sacar o file completo?
O kess por exemplo dá? Sem ter esse problema de andar com truques
Bom dia,
Esta questão apenas é pertimentente no MPPS, em todos os outros é feito o bypass desta proteção. Pelo que com a KESS, FGTECH, VF2 Flasher, CDM, etc… o ficheiro será lido sem problemas.
Obrigado Miguel, já faço reprogramações a alguns anitos e até hoje não tive problemas destes..
Nunca tive nenhum carro que se ddeitasse ou tivesse repros mal feitas..
Só que investir sempre em material torna-se dispendioso cm tudo..
Irei então tentar arranjar o kess, ja me falaram muito bem dele.. Espero resolver o problema.
Aqui fiquei um pouco desorientado devido ao meu tio ter trazido o 6L dele da suiça para eu o reprogramar, ja que vinha cá passar férias.. e so não consigo sacar o file todo.. nunca tive problemas com carros estrangeiros mas pronto..obrigado Miguel..
Boas tudo bem a cerca desse problema de sacar o file 194kb em vês de 512 kb resolve se a sacar o file com kess?
Bom dia, Miguel Agradecia informação se possível estava a ponderar adquirir mpps clone saber me dizer qual versões foi das melhores que foi testadas,
Olá,
Não lhe conseguimos indicar pois não dispomos de testes de MPPS clone, pois usamos um MPPS original.