Certamente já se devem ter deparado com esta mensagem, blah blah blah NOREAD, ao tentar abrir um ficheiro no WinOls.

reprogramação de centralinas
Mensagem de erro: NOREAD

Esta mensagem é o resultado da tentativa de abrir num ficheiro que está “protegido” contra importação/leitura, no software WinOls. O que acontece é que, durante a exportação do ficheiro, o utilizador activou a proteção “no read marker”, que impede a importação do ficheiro. Este tipo de proteção implica, de alguma forma, a alteração do ficheiro, pelo que será sempre possível perceber o que foi feito e eliminar a mesma, permitindo novamente a importação do ficheiro no WinOls.

no read winols
WinOLS – Propriedades do mapa
 
Análise do ficheiro

A modificação feita pelo winOLS que limita o acesso aos respectivos maps é muito simples. O software acrescenta, algures numa zona “vazia” a seguinte instrução: “NOREAD”. Esta instrução é dada em formato hexadecimal e 8 bits, pelo que, para encontrar o mesmo será necessário um editor hexadecimal que tenha a capacidade de procurar em formato “ASCII”.

Parece complicado ? Mas não é…. o próprio editor do texto do windows tem esta capacidade, pelo que a alteração é simples de efetuar.

hxd hew view no read
Visualização de um ficheiro com a tag “noread” utilizando o software “HxD”

 Tal como como mostra a imagem, a inscrição “noread” foi adicionada ao ficheiro e, por esse motivo, o WinOLS na altura da importação do ficheiro irá devolver a mensagem de erro e não permite a abertura do ficheiro, pelo que, é necessário alterar o ficheiro, removendo a inscrição “noread” antes de o importar para o winOLS.

 
Remover tag “NOREAD”

Antes demais vamos precisar de duas coisas… um programa para alterar o ficheiro e um ficheiro protegido com a tag “no read”:

Software HxDen: https://www.checksum.pt/software/

Ficheiro com tag NOREAD: MB_E_300TD_2002_ _177PS_MSA15_0281001753__357845-846_(Client Version – csokay)

 

1º – A primeira tarefa é abrir o ficheiro no software HxDen: (Fazer UNZIP ao ficheiro antes de utilizar)

abrir hxden

 

2º – Fazer uma pesquisa pela palavra “noread”

noread tag

 

 3º – Remover a palavra “noread” substituindo por qualquer outra coisa. Usualmente pelos mesmos caracteres que rodeiam a palavra.

editar no read
Tag “noread” removida/substituída

Neste caso optei pela substituição pela informação “C3”, que serve perfeitamente o propósito.

Resta agora salvar o arquivo e abrir no WinOLS, desta feita o WinOLS não nos vai apresentar qualquer mensagem, sinal que o ficheiro está agora desbloqueado para leitura. Não esquecer que o ficheiro necessita de ter o seu checksum corrigido novamente.

Para além disto é importante saber que, tal como o WinOLS, a ferramenta MPPS respeita este “acordo” de cavalheiros e não lê unidades em que o ficheiro esteja protegido com este tipo de inscrição. Neste caso a forma para ler o ficheiro é mais complexa, pois exige a leitura da memória RAM e conhecer o tamanho concreto do ficheiro, pelo que não irei abordar o mesmo, mas para os felizardos que usem o MPPS clonado (V13/V16/V18) há um pequeno truque.

Bypass MPPS noread

mpps noread error

 

O “truque” no MPPS é utilizar a tecla F12 antes de iniciar a leitura. Aparentemente nada vai mudar, mas, no final o ficheiro é lido correctamente, pese embora esteja bloqueado. Esta “artimanha” não é possível com a versão legal do MPPS, pois já há muito que esse “bug” foi descoberto e actualizado.

 

 

Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade para remover esta proteção, deixe o seu comentário!

6
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
5 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
CarlosMiguel CunhaMiguel CunhaPedro Recent comment authors
newest oldest
Pedro
Visitante
Pedro

Boas, as vezes apanho carros que o tamanho do file não vem correto, por exemplo,
um PD 130 que tem 512k só consigo retirar o file com 192k..
Uso o mpps v12..
Esse truque do f12 funciona?