turbo partido diesel
“Habemus papam” – Algo frequente nas alterações e reprogramações de centralinas

Ao comprar uma reprogramação,como em tudo na vida, recebemos aquilo que pagamos e a menos que alguém esteja a trabalhar para aquecer, não vão receber mais do que aquilo que pagaram e isto aplica-se também à reprogramação de centralinas. Camarão a preço de tremoço não há, e se houver já está fora do prazo, pelo que é necessário cuidado na altura de escolher quem lhe vai “enfiar a ficha”…salvo seja.

 

Mas esta introdução toda não vem ao acaso, pois as alterações electrónicas, tais como as mecânicas, volvidos tantos anos ainda têm a capacidade de me surpreender. Esta “vontade” de escrever surge após ter acedido a um pedido para modificar um ficheiro por forma a linearizar um sensor de pressão de combustível e aquilo que vi ao abrir o ficheiro….

tuning hdi
 O ficheiro pertence a um carro do grupo PSA, com motorização 1.6 HDi, de 109 cv. O mesmo já conta com um turbo maior (2352vkrlmxpto com bluetooth e gps) e ausência de FAP. Estamos portanto a falar de uma ECU Bosch EDC16C34, a comandar um 1.6 HDI com um turbo grande….
 
 
 1. NÃO MAPEAR PEDAIS COM VALORES ABSURDOS!
Começando pelo início, o espanto começou cedo, com os mapas do pedal de acelerador:
 

 

drivers wish map
Drivers Wish – Mapa do “pedal de acelerador”. Este mapa é o responsável pelo “pedido”. À posição do pedal de acelerador é atribuído um valor de binário, que posteriormente é convertido numa quantidade de injecção.
 
Requisitar 450nm num 1.6 Hdi, tendo em conta que o motor original produz 240nm é, no mínimo, estranho mas nada de especial, o grave problema é que se tivermos em atenção, logo às 1000 r.p.m para 60% de acelerador já temos a ser requisitado 389nm…. 
  
O resultado desta alteração é um carro que acima dos 60% de acelerador já não faz mais nada, tem uma sensibilidade horrível e difícil de dosear.

Avançando….

 

2. NÃO ALTERAR MAPAS CUJO O SEU FUNCIONAMENTO NOS É DESCONHECIDO.

Enquanto caminhava à procura dos limitadores de binário encontrei mais uma alteração curiosa….

 

EGR map
Mapa da EGR – Apelidado como “mapa da egr” este mapa é na realidade o mapa da quantidade de massa de ar requisitada pelo motor, para as quantidades e velocidades de motor representadas. A válvula EGR abre ou fecha por forma a garantir estas quantidades.
 
Escusado será dizer que, num carro em que a válvula de EGR já se encontra tapada, aumentar 10% os valores neste mapa se vai traduzir em….nada. No entanto não é de estranhar, estes mapas têm um aspecto algo parecido com limitadores de fumo, e por isso, o pensamento aqui foi “mais 10 menos 10… vamos embora”.
 
3. NÃO REMOVER CÓDIGOS DE AVARIA DESNECESSÁRIOS
dtc switch
Hexdump – Zona com o endereçamento dos códigos de erro.

Continuando nesta aventura…

Não é que seja novidade, mas, é sempre bom confirmar que estamos perante um carro “error free”. Desligar ou desactivar códigos de avaria é um procedimento frequente, há algumas operações que o requerem, mas este não é o caso. Neste caso toda a tabela de erros foi apagada e felizmente apenas a tabela de “caminhos” e não as condições, pelo que ainda teremos direito a modo de segurança, ainda que sem erros a apresentar no diagnóstico. 
 
Os códigos de avaria são importantes para salvaguardar a mecânica do motor e também para se puder diagnosticar as alterações efectuadas, remover os mesmos significa que caso exista alguma problema, que em nada tenha a ver com o serviço efectuado, não será registado, correndo o risco de danificar, de forma permanente, o motor.
 
 
4. ADEQUAR OS LIMITADORES DE BINÁRIO ATÉ AO QUE É NECESSÁRIO.
Finalmente chegamos aos limitadores de binário, e não seria de esperar outra coisa que não uma descomunal patada nos beiços…
 
torque limiter
Limitadores de binário – Limitadores de binário em função da rotação do motor. Sobre esta limitação ainda entram factores de correcção como temperatura, pressão atmosférica, fricção do motor, entre outros.
 
Aqui a surpresa não é muita, é comum estes limitadores serem enviados para o espaço, porque afinal de contas, eles estão lá porque o fabricante não tinha nada para fazer e decidiu criar uns mapas extras…. 
Estes limitadores são importantes, especialmente os que fazem a correcção por pressão atmosférica, pois permitem-nos reduzir as quantidades de combustível de forma progressiva e suave, evitando problemas de aquecimento e excesso de pressão de turbo. 
Neste caso em concreto o autor preocupou-se em subir todos os limitadores, de forma aleatória, e no fim terminou com o limitador de binário por pressão atmosférica levantado para 400 N.m. Ora, para quem “pediu” 450nm, já está a cortar na dose….
 
 
Os limitadores são utilizados única e exclusivamente para protecção do motor e dos componentes de transmissão. Não ter qualquer controlo sobre a quantidade de combustível máxima e ficar dependente apenas e só de sensores pode ser uma receita para o desastre.
 
 
5. NÃO MEXER NOS MAPAS DE CALIBRAÇÃO A MENOS QUE ESTES SEJAM INSUFICIENTES
Verdade seja dita que, até aqui, as coisas ainda não estejam muito diferentes daquilo que, infelizmente, se vai vendo no mercado. Os erros maiores ainda estavam por vir…
 
iq to nm map
Conversor de binário para quantidade (NM to IQ) – A função deste mapa é a de converter os valores de binário em valores equivalentes em quantidade, em função da velocidade do motor. Nestes mapas é possível ter a noção da eficiência volumétrica do motor, pois quanto menor a quantidade necessária para produzir um determinado binário, melhor é a eficiência do motor.
 
Aqui as alterações efectuadas já deixam transparecer algum amadorismo ou desespero na tentativa de conseguir quantidades de injecção maiores. Então adulterou as tabelas para um máximo de 400 N.m e garantiu uma quantidade de 125 mg/cyc, um absurdo! (Originalmente 450NM são produzidos com cerca de 90 mg/cyc). 
 
Este tipo de mapas são apenas conversores de quantidade, e por isso devem ser utilizados como tal, não obstante de muita vezes poderem ser utilizados para superar algum limitador desconhecido, mas sempre com equilíbrio, não desta forma.
 
Mas o melhor ainda estava por vir, e a maior surpresa foi quando cheguei ao mapa de calibração dos injectores, vulgo mapa de duração da injecção.

 

injection duration map
Mapa de duração da injecção: A sua função primária é a de calibrar os injectores, no tempo de abertura, em função da quantidade a injectar e pressão de combustível.
 
 
A visualização do mapa está em percentagem!!! É quase surreal ordenar um aumento de 70, 80% extra de duração para quantidades acima de 50 mm^3, se fizerem bem as contas o final da injecção é cerca de uma semana após o PMS…. Se o WinOLS fosse mais inteligente, na altura de calcular o checksum deveria dar erro e formatar o computador deste “reprogramador de centralinas”.

Obviamente as asneiradas não terminaram por aqui, desde a falta de correcção de avanços, o desligar de todos os limitadores por temperatura, o aumento abusivo da pressão de rail, o facto de pedir mais de 300 mbar de pressão de turbo, a baixas rotações e quantidades de gasóleo, e sabendo de antemão que tem instalado um turbo do tamanho da lua…enfim.

 

Após ter analisado esta maravilha a minha questão ao cliente foi simples… “o carro anda?” e… milagre, andava, mas fazia um pouco de fumo. (não sei porquê….)

Em jeito de conclusão, e porque grande parte deste tipo de alterações já começam a ser frequentes, é necessário ter atenção aquilo que fazem ao vosso carro quando se alteram os valores na centralina. Decerto que se forem alinhar a direcção e, para corrigir o camber, o “técnico” decide entortar as torres dos amortecedores invés de ajustar os afinadores, não vão ficar muito satisfeitos com o trabalho, mas na realidade o resultado final é o mesmo, pelo menos no que diz respeito ao camber… Aqui o trabalho é o mesmo, há muitas formas de chegar ao mesmo fim, e certamente esta não é a melhor.


Fica o aviso 🙂



 
 




guest
25 Comentários
oldest
newest
Inline Feedbacks
View all comments
Mário RS
Mário RS
6 anos atrás

Surreal! “no smoke no fun” !!! EHEH

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
5 anos atrás
Reply to  Mário RS

Mesmo!! Infelizmente é muito comum, depois vemos aqueles comboios na estrada a deitar fumo e a meter nojo!

Jonny
Jonny
5 anos atrás

LOL! Pouco percebo disto mas não deve ser muito diferente das “repros” caseiras…

Pedro Silveira
Pedro Silveira
5 anos atrás
Reply to  Miguel Cunha

O mais grave é quando pagamos aos supostos profissionais e o resultado são coisas deste género.

Felizmente aprendi a mapear os meus carros, e deixei-me de “tunners” de fim de semana…

Bom artigo Miguel!

Pedro Valentim
Pedro Valentim
5 anos atrás

Excelente artigo Miguel, um bom abre olhos!

Joao
Joao
5 anos atrás
Reply to  Miguel Cunha

Gostei do post
Serviu-me para entender o trabalho de fazer uma repro, ter cuidado com amadores e aprender algo tambem. Bom trabalho

André
André
5 anos atrás

E vá lá que ele não teve a brinlhante ideia de pensar que a abertura de injector estava em ‘ms’, eu estou habituada a gasolina e em alguns casos apanham-se ecu’s com ”ms” e outras com ”afr’s”…quando olhei para esse mapa de injeção ainda nao tinha lido e tive de olhar umas quantas vezes mesmo até concluir que nao podia ser ”ms” LOL 80ms bastava para os cilindros todos LOL

BitZone9
BitZone9
5 anos atrás

Boa noite! Vi este post e interessou-me bastante o seu trabalho… É o seguinte eu tenho uma Peugeot 508 SW 2.0HDi de 140cv e comprei-a com 2 anos e 6 meses (a carrinha é de 2012) e desde que a comprei sempre tive um problema com ela, que é de vez em quando lá se lembra e faz um soluço a subir de rotação entre as 1750rpm e as 2100rpm e por muito estranho que pareça nunca deu erro nenhum na centralina… e alguns desses soluços foram bastante fortes… o que me leva a querer que provavelmente ou o stand… Ler mais »

BitZone9
5 anos atrás
Reply to  Miguel Cunha

Boa noite,

Antes de mais quero agradecer pela rápida resposta!!

Vou enviar-lhe mail agora!

Cumprimentos

BitZone9
BitZone9
5 anos atrás

Boa tarde, Venho por este meio dár o meu feedback em relação ao serviço de excelência que o Sr. Miguel Cunha me prestou… Começando pelo início… Em relação ao problema que eu tinha com a minha carrinha que já andava à 2 anos e meio (desde que a comprei) para resolver e que nunca tinha conseguido resolver… só tenho a agradecer ao Sr. Miguel toda a ajuda e disponibilidade que teve para me ajudar a detectar o problema e a solucionar o mesmo, que finalmente se encontra resolvido! Em relação ao serviço que me prestou ( REPRO + EGR OFF… Ler mais »

Emshdi
Emshdi
4 anos atrás

Boa tarde , não queria estar aqui a escrever mas pelo que li não consegui resistir. Hdi tunning cujo o nome do reprogramador é Steve é o melhor reprogramador de hdi aqui nas inglands, não percebo nada de reprogramação mas se esses valores estão assim é porque ele sabe o que está a fazer tendo em conta o material que tem no ds3. Outra coisa que também digo Inglaterra não é Portugal que podemos andar pelas ruas a cagar fumo, reprogramei o meu 306 de 90 cv onde me deu 120 cavalos. Mesmo pedindo para me dar mais ele não… Ler mais »

Emshdi
Emshdi
4 anos atrás
Reply to  Miguel Cunha

Pesso desculpa então pelo lapso, eu como vi abaixo do primeiro paragrafo um acesso a hdi tunning dai o meu raciocínio. Mais uma vez pesso desculpa.

João Valente,
João Valente,
2 anos atrás

Boas, Eu tenho um 206 2.0 HDI 90cv 199nm mas com turbo montado 1756vk geo variável e uma repro “forte” feita pelo antigo dono (@ 390nm e 160 cv ) – R: Devido a falta de € tive de meter uma embreagem de origem que não aguentar a repro, então meti o mapa de origem mas o carro com o mapa de origem e com o turbo 17 é para esquecer em baixas, consome mais e fica uma porcaria…. no mapa da repro basta mexer no torque limiter para limitar toda a potencia e andar com a repro mas não… Ler mais »

Tiago
Tiago
2 anos atrás
Reply to  Miguel Cunha

Gostaria de saber o valor de uma afinação soft num tdi

António Pereira
António Pereira
2 anos atrás

Comprei um carro para o meu dia a dia, Opel grandland x Gasoleo, motor, 1.6 , 130 cv. de 2019. Estava a pensar mandar fazer uma reprogramação da centralina, para ganhar dito por algumas oficinas ditas especializadas, 21 cv, 40 m n, e menos consumo. Será Que é mesmo assim? Será que isso não me vai afetar o motor,? ou outros,? Agrade cia resposta de que já tenha experiência, e conhecimento. Obrigado.

Marco
Marco
1 ano atrás

Bom dia pessoal só preciso de um esclarecimento se poderem tenho uma peugeot 508 sw de 115 cavalos é possivel colocar mais potencia nesta carrinha?
Obrigado