A reprogramação de Opel Combo 1.7 DTi foi um “desafios” lançados por um dos utilizadores da página. Estes motores estão presentes nas diferentes plataformas da Opel, como o Corsa e o Astra, e são equipado por unidades Delphi/Delco. Habitualmente este tipo de viaturas são alvo de pequenas modificações, como remoção de sistemas anti-poluição, mas desta vez o desafio era um incremento de potência bem calculado e a cereja em cima do bolo era a implementação de um corte de rotação “lusomundo”. (a.k.a pipocas).
Estes motores 1.7 DTI são de origem nipónica, da famosa Isuzu, e contam com um sistema de injeção VP, um turbo sem geometria variável Mitsubishi e uns estonteantes 70 cavalos. O binário é também ele agressivo, com uns expressivos 165 nm, pelo que a expectativa era elevada.
Leitura da unidade
A leitura da unidade foi feita utilizando o MPPS, logo pela via OBD2, o qual faz uma leitura completa da unidade em poucos minutos. Nestas unidades, tais como em muitas outras, é necessário garantir que a fonte de tensão (bateria) está em condições, caso contrário poderemos encontrar uma unidade morta, em menos de nada.
O ficheiro resultante da nossa leitura está aqui: Opel Combo 1.7 DTI
As informações acerca deste tipo de unidades são escassas pelo que a expectativa de encontrar um damos ou um mappack era reduzida, logo a solução passou pela descoberta, “à lá pate”, dos respectivos mapas.

O mapa do pedal de acelerador foi um dos primeiros a ser testado, na expectativa de perceber quais as unidades e factores envolvidos na programação, mas desde logo apareceram problemas, com a unidade a “rejeitar” por completo o ficheiro alterado, recusando-se a pegar a trabalhar!!! Bem, como manda a “lei” carregou-se o ficheiro original da unidade e, sem qualquer problema, o carro funcionou como devia ser, despistando desde logo a capacidade de escrita do ficheiro. Após alguns testes e experiências descobriu-se o problema….: CHECKSUM!!!
Pois é, fomos traídos pelo checksum, que estava mal calculado. O responsável pelo cálculo do checksum foi o software Checksum Corrector, o qual se encontra disponível para download na secção de software. Em boa verdade foi a primeira vez que este software falhou comigo, pelo que não deixarei de o recomendar, ressalvando que NÃO FUNCIONA em unidades Delco, pelo que, fica o aviso.

No meio destes testes, para despiste do problema, descobrimos também que o “MPPS V13”, portanto a versão clonada do MPPS, também corrige de forma errada este checksum, sendo que o único software que fez o cálculo de forma correcta foi o ECM Titanium. É importante notar que o MPPS Original ou a versão original do WinOls trata deste checksum sem qualquer problema.
É importante, mais uma vez, chamar à atenção para o facto destas unidades, com variações de tensão, terem o hábito de perder a codificação de variante, pelo que é necessário algum cuidado na escrita do ficheiro, garantindo tensão constante à bateria/unidade.
Mapeamento da unidade
O mapeamento da unidade consistiu na alteração de simples mapas, não sendo necessário mais do que 4 a 5 mapas para atingir o objectivo pretendido, incluindo as pipocas! 🙂

Para quem quiser dar uma vista de olhos, segue a listagem dos respectivos mapas:
Endereço | Hexdump | Tamanho |
$36736 | Specific air mass flow quantity | 25×16 |
$3607E | Specific mass air flow quantity | 28×18 |
$3968E | Torque limiter | 28×1 |
$3961C | Torque limiter | 28×1 |
$39546 | Torque limiter | 28×1 |
$3B522 | Smoke limiter | 28×19 |
$3B9A2 | Smoke limiter part load | 28×15 |
$3E486 | Injection limiter part load | 29×21 |
$3F224 | Boost pressure map | 26×21 |
$3F6C8 | Boost limiter | 26×21 |
$3AEEE | Drivers wish | 28×17 |
Um dica, que poderá ser útil é que, ao contrário das unidades Bosch, os eixos nesta unidade encontram-se com a ordem inversa, isto é, o eixo mais próximo do mapa é o eixo das linhas e o eixo mais afastado do mapa, o eixo das colunas.
Resultado final

O teste em estrada revelou-se satisfatório, com um incremento, deste cedo, do binário disponível. A potência, superior em toda a faixa de rotação, especialmente acima das 4000 rotações, transformou este carro de trabalho. Com o aumento do débito, e pelo facto da regulação da pressão de turbo ser mecânica, ficou algum fumo visível, pelo que o próximo “stage” será o aumento da pressão de sobrealimentação.
Qualquer dúvida, comentem…
PUBLICIDADE:
Olá Miguel,
Será possível falares melhor como fizeste o Popcorn/Hardcut neste mapa, por experiência própria(muito curta) sei que pelo menos nas centralinas que equipam os famosos PD130, a EDC15, é feito através de uma sequência no qual chamam o mapa SVRL.
Além disso poderias falar melhor como se origina tal processo bonito para os nossos ouvidos(popcorn), pelo que sei é um corte de gasóleo a altas rotações, desde os seus prós e contras a nível de performance e fiabilidade.
Mesmo que esteja errado, espero que me corrijas.
Cumprimentos, Nuno 😉
Olá Nuno, Bem o corte de rotação neste caso foi feito recorrendo ao mapa de limitação de binário (Ver mappack). A forma de o conseguir é relativamente simples, basta que, num período curto de tempo, exista o corte e realimentação do motor. Por norma a diferença entre o corte de injeção e o voltar da injeção terá de ser encurtado para algo na casa das 30 rpm, pelo que, se no limitador de binário dermos a instrução de ter, p.ex, 50 mg às 4800 e 0 mg às 4830, aquilo que vai acontecer é o tal “corte”. Além disto é… Ler mais »
Olá Miguel, Agradeço o facto de teres dado um feedback rápido e sem quais queres segredos. O que mais me intriga no meio de isto tudo é o facto de, se este mesmo processo exige algum esforço por parte da distribuição, e se não trás quais queres benefícios a nível de performance, qual é a ideia de maioria do pessoal colocar então este corte de rotação? É apenas pelo efeito sonoro? Desde já deixo uma sugestão Miguel, devias colocar mais sobre estes teus trabalhos na vertente da “Performance”, trabalhos que sejam mais além de uma simples reprogramação, trabalhos que exijam… Ler mais »
Olá Nuno,
Desculpa só agora responder mas o comentário passou-me ao lado. 🙂
Bem, não tem qualquer segredo, é uma modificação relativamente simples de fazer, pelo que não me importo de todo de a partilhar, o intuito do blog é esse também.
Em relação ao corte, sim, é apenas pelo efeito sonoro, nada mais, e acaba por massacrar e estragar o motor, especialmente os componentes da distribuição. (Correia, polias, tensores…)
Assim que tiver oportunidade deixarei mais alguns trabalhos.
Obrigado