virtualdyno21O software Virtual Dyno foi-me dado a conhecer há uns meses por intermédio de um leitor do blog, ao qual desde já agradeço a ajuda em configurar e experimentar o mesmo. As medições de potência são sempre um quebra cabeças, seja num banco de potência, seja via software, seja por telepatia, os valores apresentados são sempre subjectivos e sujeitos a escrutínio.

Há quem venere as medições de potência, há quem seja adepto do cúzometro (dinamómetro de cú, em estrada) e há aqueles que o usam como uma ferramenta de trabalho, que no fundo é apenas o que eles são, uma forma de medir diferenças de potência e binário.

 

Software

O software é simples de usar e já traz uma base de dados com alguns carros. As informações necessárias para o software funcionar são simples. Peso, relação de caixa e diâmetro de roda. A este junta-se os dados obtidos pelo software de datalog, de onde apenas é necessária a rotação e respectivo tempo. O software aceita ficheiros de datalog de diferentes softwares, entre eles o vag-com, crome, tuner pro, neptune, etc.

Virtual Dyno
Exemplo: Quatro testes feitos em estrada (mesma estrada) com ficheiros diferentes.

 

O que caracteriza este software, e é a razão deste meu artigo, é a sua coerência. Se os dados forem adquiridos na mesma estrada, de preferência sem qualquer inclinação, as medidas registadas são muito próximas da realidade e constantes.

Teste feito em banco de potência:

410-26-24psi-dyno
Medição de potência em banco Dynojet

Teste efetuado pelo software Virtual Dyno

26psi-road-pulls
Teste efectuado via Virtual Dyno

O software pode ser adquirido gratuitamente e totalmente funcional: Download

Para mais informações: http://virtualdyno.net/

Deixe um comentário

avatar