Não queria considerar este pequeno vídeo como sendo um artigo técnico mas a verdade é que explica, de forma sucinta e clara, aquilo que é reprogramar uma centralina e qual o objectivo em faze-lo.

Por vezes são-nos injectados textos, páginas, livros e bíblias de informação, um sem fim de termos técnicos e de efeitos xpto, todo um monte de artefactos que justifica a necessidade de afinar ou calibrar uma ecu, e por fim, de tanta confusão, esquecemos-nos do mais elementar e mais básico que existe. E por isso, vamos voltar à estaca zero..:

 

 

Espero que tenham gostado!

 

5
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
3 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Miguel CunhaMiguel Recent comment authors
newest oldest
RuiMiguel
Membro
RuiMiguel

Bom vídeo. Gostei da forma em que descobriram o funcionamento das Ecus. 🙂 . Se bem que ao minuto 7 ~ fala que se não se tiver hardware a acompanhar os ”20 30 hp” são irreais ”só” através de software, ganha-se 0. Será assim tão diferente o motor e a reprogramação em si de um motor diesel para um gasolina? Abraço.

RuiMiguel
Membro
RuiMiguel

Bom exemplo é o que mostra sobre a curva do binário e a eficiência do motor. Sim por aí vê-se o que a reprogramação ou recalibragem eletrónica pode fazer para ”uniformizar” o rendimento do motor, para o manter o mais próximo da eficiência máxima. Se bem que esta a falar um homem em que cada ”pelinho” conta para o que ele faz. Ainda ontem vi um vídeo de um motor em testes em que de forma mecânica (e eletrónica seguramente) através do acelerador a cambota e o ângulo das vielas interfere na posição do pistão onde claro está cria maiores… Ler mais »